QMágico

Inteligência de Dados no processo pedagógico

inteligencia-de-dados-cbv

“Caso de sucesso – Como o qmágico ajuda o Colégio Boa Viagem através da Inteligência de Dados?”

Você sabe como o qmágico (atual Eduqo) vem ajudando os colégios?

Hoje, trouxemos uma conversa com a coordenadora Fernanda, do Colégio Boa Viagem (Recife), para contar um pouco mais da nossa parceria!

 

O Colégio Boa Viagem possui mais de 2.000 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Dentro da Instituição mais de 90% dos alunos saem preparados para os vestibulares mais concorridos do Brasil, além de ter 100% de aprovação na universidade Cambridge e ter ganhado o prêmio em 2015 da PNGE de Gestão Educacional.

 

Como o qmágico ajuda o Colégio Boa Viagem?

A Coordenadora Fernanda comentou que a parceria do Colégio Boa Viagem e qmágico ajuda muito na otimização e elaboração dos conteúdos.

Todo início de ano é realizado uma sondagem, que é a nossa Avaliação Diagnóstica, a fim de observar os principais conteúdos com maior nível de defasagem entre os alunos.

Junto com o relatório geral dos alunos, é também enviado um diagnóstico individual, que só é possível registrar através da Inteligência da dados, mostrando as suas principais defasagens com relação aos conteúdos estudados no ano passado. Com isso, o relatório do desempenho para a família fica instantâneo.

Baseado no relatório da Avaliação Diagnóstica foi criado um projeto dentro do Colégio que reúne grupos de alunos focais, chamado de CBV+,

Assim, eles conseguem personalizar o conteúdo com baixo desempenho para esses alunos.

inteligenciadedados

 

Qual o problema que o CBV+ está resolvendo?

Hoje o CBV+ ajuda muito no desenvolvimento do aluno, pois é possível preencher aquela ‘lacuna’ que ficou faltando no bimestre anterior. E esse desenvolvimento não seria possível sem o qmágico.

Por meio do qmágico é feito todo mapeamento adequado para entender qual conteúdo é necessário retomar, sendo possível enxergar aqueles tópicos que foram trabalhados no início, mas que só foram diagnosticados com defasagem depois de um período de tempo.

 Como era antes e como é agora?

No passado o CBV+ era chamado de aulas extras que se resumiam em aulas expositivas. Atualmente este projeto tem evoluído bastante, os professores não se limitam ao espaço de sala de aula com quadro. As aulas hoje são variadas entre ambientes desde o tradicional até a famosa sala que induz o Ensino Híbrido. As variações são feitas por rotações e mudam a cada 4 aulas dadas. Nesse modelo é permitido que o professor seja mais autônomo em suas atividades e atue como intermediador. Desta forma é possível a promoção do protagonismo e do aprendizado mútuo.

Como é o engajamento dos alunos no projeto CBV+?

Tudo é uma questão de conquistar o aluno. Ele precisa entender que aquele conteúdo irá fazer diferença em sua vida. Com o envolvimento do aluno no projeto  é possível enxergar a sua evolução, deixando claro o impacto promovido pelo CBV+.

O modo como o CBV+ consegue personalizar o ensino e trazer o aluno cada vez mais perto do Colégio é muito mais valioso. O projeto permite sanar algumas defasagens encontradas ao longo do ano, de modo não tradicional, mas algo que conversa exatamente com a linguagem do aluno, que é usando a tecnologia.

 

O que a família enxerga de benefício?

É evidente que todas as novidades com relação a parte de melhoria pedagógica são bem aceitas e aprovadas pelos pais. Nas reuniões há um maior engajamento e exata percepção dos pais quanto a evolução de seus filhos.

Além disso, o Colégio possui uma agenda eletrônica de acompanhamento, ou seja, ele consegue analisar se seu filho foi pra aula e quais conteúdos foram trabalhado naquele dia.

Logo, os pais conseguem entender se o aluno realmente mergulhou de cabeça no conteúdo, se ele procurou o professor fora do horário de aula e se ele está interessado no que vem sendo oferecido.

 

Como isso ajuda na fidelização de alunos?

O projeto ainda é bem novo, não é possível ter uma certeza com exatidão do quanto ela ajuda nesse processo de fidelização. Porém, Fernanda comenta que é algo que o Colégio oferece e que é muito bem recebido tanto pelos pais quanto pelos  alunos. Portanto, o colégio continuará pelos próximos anos personalizando e identificando as dificuldades dos alunos e sanando as deficiências ao longo do seu período escolar.

E você, educador, tem incentivado a personalização do ensino por meio da tecnologia?

Para conhecer e saber mais sobre a Eduqo e as nossas soluções pedagógicas, acesse aqui.

 

Larissa Almeida, produtora de conteúdo na Eduqo.

Entenda os benefícios de um sistema de gestão escolar

office-3295556_1920

Administrar uma escola é um trabalho árduo para o gestor. São inúmeros os desafios, como motivar alunos e professores, evitar a evasão, gerir gastos e investimentos, incentivar a participação dos pais e responsáveis, entre muitos outros.Trabalhar com  uma ferramenta que colabore na gestão é essencial para o sucesso da escola.

Um sistema de gestão escolar é um instrumento que garante a organização e otimização dos processos da instituição, o que permite que ela possa crescer e melhorar a qualidade do ensino. Por isso, a Wpensar está aqui hoje para contar sobre os benefícios de ter um sistema de gestão, vamos conferir?

Para a gestão pedagógica

Organização é a base da excelência, por isso uma boa gestão pedagógica é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição de ensino. Elabore pautas para as próximas reuniões pedagógicas e construa com sua equipe um ambiente funcional e bem planejado.  Lidar com boletins, históricos, frequências e organização de planos e salas de aula é um desafio antigo das escolas, mas a informatização da gestão está cada vez mais perto de deixar esse problema no passado.

Conheça os principais benefícios:

  • Permite o controle de presença, faltas e abonos
  • Possibilita o lançamento de notas e a geração de boletins e históricos
  • Auxilia no controle de plano de aula
  • Disponibiliza materiais para turmas pelo acesso do professor
  • Possibilita o controle de organização de salas de aula
  • Garante acesso às fichas individuais com informações relevantes de cada aluno, além do controle de rendimento por turma

 

Para a gestão financeira

Uma gestão financeira de qualidade garante a organização da renda, a priorização dos gastos e a distribuição inteligente do orçamento da instituição para que todos os setores tenham as suas demandas solucionadas.

Com isso, um sistema de gestão de qualidade:

  • Garante o controle de fluxo financeiro e auxilia no combate à inadimplência
  • Gera relatórios de cobranças, parcelas, recebimentos e extrato bancário
  • Permite estornar pagamentos duplicados
  • Possibilita a homologação de contas e cobranças bancárias
  • Facilita o envio do arquivo Remessa ao banco

Para a gestão administrativa

Garantir uma boa gestão administrativa é um passo essencial para assegurar uma gestão pedagógica e financeira de qualidade. O impacto de uma administração organizada e bem planejada é sentido dentro e fora de sala de aula, pois propicia um ambiente funcional, onde demandas são solucionadas e a escola caminha somente para frente.

Existem diversas possibilidades dentro de um sistema de gestão com qualidade, como:

  • A geração de relatórios administrativos
  • Automatiza o controle de entrada e saída de alunos na portaria
  • Facilita o gerenciamento e cadastro de colaboradores
  • Proporciona o controle de biblioteca
  • Facilita o envio de documentos administrativos para colaboradores, pais e alunos

O que buscar em um Sistema de Gestão?

Com um Sistema de Gestão Escolar, o gestor pode dedicar seu foco na educação dos estudantes e nas questões relacionadas à melhorias na qualidade de ensino da escola, deixando a rotina escolar mais produtiva e a aproximando os pais do dia-a-dia escolar dos alunos. Isso permite o acompanhamento do desempenho dos estudantes e gera relatórios que auxiliam na criação de planos de ação mais efetivos.

Opte por um sistema que integre e informatize as áreas de gestão de sua escola. Um sistema integrado garante um funcionamento orgânico e simultâneo de todos os setores, o que facilita a organização e, consequentemente, o planejamento da instituição.

 

wpensarcalltoaction

Caio Hermes é produtor de conteúdos da WPensar, empresa que desenvolve tecnologias para potencializar a gestão e transformar a educação no brasil.  

Planejei e agora? Saiba como implementar as ações do planejamento pedagógico!

planejei-e-agora-saiba-como-implementar-as-acoes-do-planejamento-pedagogico.jpeg

Em qualquer área de nossa vida em que tenhamos objetivos de médio a longo prazo, é necessário que façamos um planejamento, certo?

Do mesmo modo, na escola, é importante que se elabore o planejamento pedagógico a cada ano letivo — tendo em vista que nele serão delineados os conteúdos, as metodologias a serem aplicadas, as atividades extraclasses que serão propostas aos alunos, entre outras especificações.

Porém, como nem tudo o que é planejado consegue ser colocado em prática, da mesma maneira acontece também no planejamento educacional. Nesse sentido, para que o processo de ensino ocorra com sucesso, o uso da tecnologia passa a ser de grande auxílio para implementar as ações propostas no currículo escolar.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você perceba que usar a inovação no planejamento pedagógico melhora a comunicação, a apresentação das aulas e a gestão dentro da sala, além de promover aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos. Continue lendo!

4 benefícios de se aplicar ensino híbrido

4-beneficios-de-se-aplicar-ensino-hibrido.jpeg

A educação tradicional, em que o professor fala e os alunos escrevem, sofre muitas críticas de profissionais e acadêmicos, mas no contexto prático, não é tão simples modernizar o ensino. Metodologias novas podem trazer insegurança nos pais e resistência do corpo docente, o que faz com que pedagogos e diretores não avancem na modernização de suas escolas. Todavia, mudanças não precisam ser bruscas, o Ensino híbrido é uma delas.

Nessa linha de raciocínio, a palavra híbrido significa algo composto por elementos diferentes. Na educação, o ensino híbrido é feito por meio da combinação de técnicas e tecnologia para aquisição do conteúdo. Vemos como exemplo disso os ensinos que mesclam métodos de educação presencial e online.

Parece algo bem simples, não é mesmo? Mas o ensino híbrido não é simplesmente a junção da tradição da sala de aula com a tecnologia. E para te motivar a testar essa ferramenta, nós separamos uma lista de benefícios da aplicação dessa metodologia para não restar dúvidas na hora de investir no ensino híbrido. Confira!

Volta às aulas: 4 dicas para a preparação de escolas no ano letivo

volta-as-aulas-4-dicas-para-a-preparacao-de-escolas-no-ano-letivo.jpeg

Com o fim das férias escolares e todos energizados para mais um ano letivo, é hora de pensar na volta às aulas. Quando bem aproveitado, esse momento pode render bons frutos para pais, professores e alunos.

O início do ano escolar é o momento de estabelecer expectativas, integrar os membros recém-chegados ao corpo docente e buscar maneiras inovadoras de garantir mais um ano de sucesso.

Para ajudá-lo a colocar em prática essas e outras iniciativas, reunimos 4 dicas para a preparação de escolas nessa volta às aulas. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!