Confira aqui os fatores que indicam uma gestão escolar de qualidade

confira-aqui-os-fatores-que-indicam-uma-gestao-escolar-de-qualidade.jpeg

Uma escola bem conservada, com ambiente moderno e equipado, atividades extraclasse, professores qualificados, alunos motivados, equipe comprometida e comunidade atuante é fruto de uma gestão escolar de qualidade. Isso reflete seus resultados na aprendizagem dos estudantes.

Um bom gestor escolar deve ser capaz de estabelecer o planejamento da instituição, adotar tecnologias que fomentem o conhecimento, fazer o controle dos gastos, instaurar uma gestão participativa e democrática e trabalhar com foco em cada um dos alunos. Para isso, é importante estar aberto ao diálogo e às novas possibilidades para uma administração ainda mais eficiente.

A seguir, preparamos para você os fatores que indicam uma gestão escolar de qualidade. Confira!

Planejamento escolar

Poder contar com um planejamento escolar eficiente é o primeiro ponto para avaliar se a gestão é de qualidade. Quando bem definido, o plano deve abranger todas as áreas da escola, desde a esfera pedagógica até a financeira.

É importante que o planejamento seja feito antes do início de cada ano letivo. Dessa forma, é possível traçar objetivos a serem cumpridos e há tempo para elaborar estratégias para alcançá-los. Para isso, o gestor deve estabelecer metas claras para curto, médio e longo prazo.

Consequentemente, a instituição consegue evitar imprevistos e, caso ocorram, a gestão escolar é capaz de enfrentar os problemas com mais consciência e capacidade de ação. Todos esses pontos devem ser anotados para que entrem no plano do ano seguinte e, assim, novos contratempos podem ser evitados.

Gestão financeira

Uma boa gestão escolar não deve visar apenas o lucro, mas precisa controlar os gastos para evitar contas negativas ao final do mês. Assim, é possível investir em novos equipamentos e ferramentas pedagógicas, realizar reformas e aplicar em outros recursos que objetivam a melhoria da educação.

Essa administração deve ser realizada durante todo o ano letivo. O gestor precisa elaborar um orçamento, definir prioridades, acompanhar as contas, identificar desperdícios e otimizar os recursos disponíveis, sempre respeitando o planejamento escolar estratégico.

A tecnologia pode ser muito útil nesse processo. Existem diversas plataformas e ferramentas que permitem um acompanhamento financeiro escolar muito mais prático e eficiente. Dessa forma, é possível otimizar o trabalho e realizar uma gestão financeira mais transparente.

Bom relacionamento com colaboradores

Garantir um bom relacionamento entre os colaboradores é fundamental para uma gestão escolar de qualidade. Qualquer equipe melhora a sua produtividade quando os membros têm uma comunicação clara e eficiente. Isso também aumenta a confiança no ambiente de trabalho.

Para isso, é importante conhecer os pontos fortes e fracos do grupo de trabalho. Também é válido realizar reuniões e fornecer feedbacks que visem a melhoria e a evolução de cada um. Lembre-se de que é função do gestor alinhar todo o time em prol de um objetivo comum: ensinar com excelência.

Para promover uma gestão escolar de qualidade, é necessário que o gestor envolva toda a comunidade escolar — pais, alunos e professores. Assim, eles podem assumir o papel de corresponsáveis na construção de uma escola que visa o ensino de excelência para todos os sujeitos envolvidos nos trabalhos.

Para facilitar e modernizar a gestão escolar, conte com uma plataforma para educação que complementa o dia a dia do educador em sala de aula. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a tecnologia qmágico!