Como acompanhar a evolução do aluno?

Garantir a evolução do aluno sem deixar ninguém para trás, respeitando o processo de aprendizado de cada um, é possível?

Escrito por: Luiza Braga

(redatora e comunicadora da Eduqo)

Evolução do aluno no contexto escolar

 

Muito antes do recesso escolar, a equipe pedagógica já está a todo vapor planejando o próximo semestre. Em geral, esse planejamento reúne as atividades do semestre, servindo de bússola para alcançar os objetivos e acompanhar a evolução do aluno.

No processo de desenvolvimento, uma criança pode demorar mais a engatinhar do que outra, e isso também acontece no ambiente escolar. Cada aluno tem um ritmo único no processo de aprendizado.

Por isso, ao fim de cada aula, ainda é um desafio saber se os alunos realmente estão aprendendo. Como identificar se algum aluno está ficando para trás nas atividades ou se todos andam juntos para o ponto almejado? É crucial que o professor respeite o ritmo de aprendizagem e busque estratégias para a evolução do aluno. Então, qual é o melhor caminho para avaliar (genuinamente) a evolução do aluno?

Se tratando de educação, não há receita pronta. Mas já existem alguns caminhos  que nunca saem de moda, como os registros pedagógicos. Onde o professor consegue acompanhar as atividades realizadas, frequências dos alunos e etc.Além do mais, esses registros já foram atualizados, e hoje muitos professores incrementam com fotos e vídeos, tornando possível o compartilhamento desses eventos importantes com os pais.

 Comparando e evidenciando a evolução dos alunos por meio da tecnologia

A observação do professor ainda é um recurso valioso para coordenação pedagógica. É fundamental a organização de todos os materiais usados durante as aulas numa ordem que faça sentido. É aí que a tecnologia pode ser de grande ajuda: software de gestão escolar tem muito a oferecer! Já ouviu falar de Avaliação Diagnóstica?

Banco de questões e sistema online seguro para interação de pais e alunos sobre a evolução do aluno em sala de aula são alguns dos benefícios. Além de uma leitura detalhada das notas, gerais e individuais, montada pelo sistema favorecendo a observação pontual do aprendizado dos alunos e otimizando o tempo em sala de aula.

Quer saber como isso funciona? Clique aqui e agende uma demonstração gratuita!